Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vitamina C


Vitamina C

Vitamina C – não fique sem ela


Estamos acostumados a pensar na vitamina C apenas para combater a gripe, mas ela tem muitas outras utilidades que você não dever deixar de saber, pois pode evitar sérias doenças, não só as ligadas ao aparelho respiratório como a asma, pulmão, principalmente os famosos chiados, mas também alergias, doenças da articulação (o ácido ascórbico estimula a excreção de ácido úrico, um agente inflamatório presente nas articulações), gengiva, músculos e até doenças relacionadas aos olhos.
Esta vitamina protege o tecido conjuntivo, que além de ser ricamente vascularizado, atua como suporte dos vasos sanguíneos, dos ossos, da dentina, cartilagem,etc. A vitamina C, regenera a vitamina E (antioxidante), combatendo fortemente os radicais livres. Paralisa a degradação das células do corpo e então, previne o desenvolvimento de tumores e de problemas cardiovasculares.
Por diversos aspectos, a vitamina C é capaz de tornar mais lento o envelhecimento, principalmente porque produz colágeno, que é a proteína que deixa a pele mais tonificada.
A vitamina C ainda participa da defesa do corpo, pele, cabelo, artérias.
A carência, que é a falta do acido ascórbico no organismo, pode provocar o escorbuto.
A dosagem necessária diária é de 90 miligramas para o homem e 75 mg para a mulher, que parece muito, mas apenas uma acerola, contém 234 mg. Então não há necessidade de exagerar nas doses, o que pode não ser aconselhável para quem tem tendências às pedras nos rins, devido ao oxilato que é um produto derivado da vitamina C e contribui para a formação dos cálculos renais. Inevitável que o excesso seja eliminado e não acumulado no organismo. Então, é sempre melhor ingerir diariamente, para proteger o sistema imunológico contra vírus e bactérias (infecções).
Suplementos feitos em laboratórios nunca substituirá a vitamina natural e com uma boa dieta alimentar, a vitamina C é muito mais eficaz.
Os sabores nem sempre identificam a presença da vitamina, pois encontra-se em alimentos ácidos como o limão, também na goiaba e mamão, que são doces.
Dicas para melhor aproveitamento:
- Nunca liquidifique, pois perde parte do seu valor, quando evapora entrando em o contato com o ar.
- Fumantes, alcoólatras e grávidas, devem ingerir um pouco mais que o recomendado.
- Ingerir sempre cru, pois o cozimento destrói as vitaminas.
- Embora alguns especialistas acreditem que pode ser ingerida até 30 minutos após seu preparo, o ideal é ingerir imediatamente, perceba que, com a demora, o gosto e a cor ficam diferentes.
ALGUMAS DOSAGENS DA VITAMINA C EM UNIDADE:
Acerola – 235 mg
Caju – 220 mg
Goiaba – 219 mg
Kiwi – 88 mg
Laranja – 53 mg
Limão – 39 mg
Pimentão amarelo – 230 mg
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos
Contato: suzete@saudeintegral.com
Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário