Translate

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Uso medicinal do gengibre


O gengibre trata-se de uma planta de origem indo-china que atualmente se cultiva em regiões tropicais. Há diversas espécies, sendo as melhores as que provêm da Índia, Jamaica e Austrália. Há centenas de anos são atribuídas muitas propriedades medicinais e também se usa na gastronomia. 

Usos internos do gengibre

Favorece as funções do aparelho digestivo: 
essa é uma das funções mais populares do gengibre. Estimula o pâncreas, aumentando a produção de enzimas que intervêm na digestão e evitam a má digestão e evitam a má absorção dos alimentos.

Ajuda a prevenir problemas intestinais: 
devido ao seu poder antibacteriano evita alterações na flora intestinais.

É um anti-histamínico muito eficaz: 
é um dos melhores remédios para combater as náuseas por diferentes causas. Por exemplo, para as náuseas durante uma viagem (barco, ônibus etc.) e trajetos longos; para os enjoos que se produzem depois da quimioterapia; para as mulheres grávidas em seus primeiros meses de gestação (não é um tratamento que deve ser muito prolongado neste caso) e para os vômitos pós-operatórios.

Trata úlceras: 
evitando também sua aparição. Por seu poder antibacteriano, elimina a bactéria Helicobacter Pylori que segrega amoníaco. O gengibre é um excelente remédio natural para a gastrite  e para neutralizar o excesso de ácido gástrico.

Reduz a diarreia e a prisão de ventre: 
elimina bactérias ou microorganismos prejudiciais como a E. Coli que causa diarreia nas crianças, assim como também a gastroenterite. Aumenta, por sua vez, o peristaltismo intestinal, pelo que favorece a expulsão dos excrementos, no caso de prisão de ventre.

Previne doenças do coração: como os ataques cardíacos, trombose, angina de peito e coágulos.

Favorece a boa circulação nas extremidades: eliminando a dor nas pernas, principalmente os sintomas nos dedos da mão pela doença de Raynaurd.

Ajuda na regeneração dos tecidos no caso de congelação dos membros ou feridas.

É útil contra os sintomas da gripe: 
o gengibre serve para baixar a febre, melhorar a congestão nasal, as dores nas articulações causados pelo estado gripal. No caso dos resfriados, elimina a pressão no peito pelo acúmulo de mucosidade. O mesmo ocorre para os que sofrem com a sinusite ou nariz congestionado.

Trata a fadiga crônica:  
um problema muito frequente é a Síndrome da Fadiga Crônica, na qual a pessoa sempre está cansada ou sem forças, mesmo que dura ou descanse bastante.

É um potente anti-inflamatório e analgésico: 
serve nos casos de artrite, artrose ou dores nas articulações, assim como as inflamações por colisões. Mitiga a dor e desinflama. Também serve para os que sofrem com a síndrome do túnel do carpo.


Usos externos do gengibre

Para a dor de dentes: se aplica diretamente sobre a mandíbula um pouco do líquido do chá de gengibre ou, ainda, se mastiga uma rodela bem fina.
Elimina o mau hálito: para tratar a halitose, há muito tempo se usa o gengibre. Esta técnica oriental refresca a boca depois da comida e como aumenta a produção da saliva pode servir para os que têm sempre a boca seca.

É um potente afrodisíaco: é capaz, segundo dizem, de estimular o desejo sexual e aumentar os níveis de líbido, tanto em homens como mulheres. Podem ajudam aqueles que tem problemas de ereção.

Como consumir o gengibre?

Para aproveitar todas estas propriedades do gengibre, é preciso saber as diferentes maneiras que temos para consumir o gengibre. Ainda que alguns tratamentos requeira uma ingestão específica, na maioria das vezes se pode fazer da maneira que cada pessoa aprecia, mais simples ou mais elaborada.

Dependendo da doença podem ser feitas infusões do tubérculo fresco ou seco, cataplasmas, batidas, fricções, óleo essencial etc. Também se pode usar com outras plantas medicinais para poder potencializar suas vantagens e conseguir melhores resultados.

No caso da raiz do gengibre se consome fresca acompanhando os seguintes passos: Primeiro lavar bem e descascar. Depois ralar ou picar a polpa para poder adicioná-lo a ensopados, molhos, sopas (geralmente se usa nestas preparações). Você também pode molhar a raiz seca na água, caldo ou suco e adicioná-la em receitas. Se você gosta, o sushi pode ser acompanhado pelo  gengibre, o mesmo para outros pratos orientais.

O vinagre é usado para deixar a raiz em remolho. Também em conserva, tratada com açúcar, sal e vinagre ou azeite. Também pode consumir a raiz do gengibre moída com doces, curry, cozidos, sobremesas e molhos. E, por último, cristalizada, cozinhando a raiz por 30 minutos com água. Escorrer e em uma panela levar à ebulição com três colheres de água e açúcar em quantidades iguais. Cozinhar até que o líquido evapore.

Uma das alternativas mais frequentes para consumir o gengibre é com uma infusão. Seu sabor é um pouco picante. Você precisará de aproximadamente 8/5 gramas desta planta, 700 ml de água e um adoçante a gosto (como pode ser a stévia, mel, xarope de agave e açúcar mascavo). Lavar e escorrer bem, descascar e cortas em rodelas finas. Colocar a água para ferver e colocar o gengibre por alguns minutos. 

Outra opção é colocar a raiz em um recipiente e depois colocar a água fervente e tapar deixando por 5 minutos. Em quaisquer dos casos, você deverá coar depois. Muitos adicionam rodelas ou suco de limão nos casos de resfriados. E, por último, para casos pontuais, pode-se usar o gengibre cru ou macetado.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário