Translate

sábado, 1 de março de 2014

Desidratação


A desidratação é uma condição grave causada por suor excessivo, vômito ou diarreia, que atinge especialmente as crianças e os idosos. Confira seus sintomas e tratamento.

Sintomas de desidratação

Sede;
Boca seca ou pegajosa;
Olhos secos, sem brilho;
Diminuição da urina;
Lentidão nos movimentos;
Lábios rachados;
Pele extremamente seca, sem elasticidade;
Olhos encovados, fundos;
Pressão baixa;
Aumento da frequência cardíaca.

Diagnóstico da desidratação

O diagnóstico da desidratação pode ser feito observando o indivíduo. Pode-se certificar-se de que se trata de desidratação quando pinçamos uma prega de pele das costas da mão e esta pele retorna lentamente ao seu estado original. Para verificar a gravidade da desidratação o médico poderá solicitar ainda um exame de sangue e de urina.

Tratamento para desidratação

O tratamento da desidratação é feito com a reidratação e isto pode ser conseguido através da toma do soro fisiológico caseiro ou em meio hospitalar com o uso de soro intravenoso.

Caso o paciente tenha dificuldade em deglutir engasgando facilmente hidrate-o oferecendo gelatina ou água gelificada que pode ser encontrada nas farmácias. É importante consumir a mesma quantidade de líquidos perdidos através do suor, diarreia ou vômito e por isso, se algum destes fatores se instalar beba mais do que 2 litros de água por dia, em pequenas quantidades.

Tatiana Zanin (Nutricionista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário