Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2013

MEL- Saúde e beleza

Maneiras de usar o mel para saúde e beleza

Você sabia que o mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde?
Além do alto valor energético, possui ainda conhecidas propriedades medicinais, um alimento de reconhecida ação antibacteriana.
Fruto do trabalho das abelhas com o pólen de diversos tipos de flor, essa substância é, em geral, usada para substituir o açúcar na alimentação, mas o mel possui muitas outras aplicações.

Dor de garganta e tosse
Clássico.
Seguindo estudos feitos acerca das propriedades do produto contra esses males, alguns remédios industrializados também contam com o mel em sua composição. 
O poder curativo do mel é potencializado se você combiná-lo com o suco de um limão.

Ressaca alcoólica
Para quem costuma passar do limite o dia seguinte poderá ser menos sofrido se você utilizar o mel para ajudar a curar os efeitos da ressaca. Isso acontece porque a frutose – um tipo de açúcar contido no mel – acelera o metabolismo do corpo, o que faz com que o organismo elimine o álcool acumulado com maior rapidez.

 Banho de rainha
Você pode se beneficiar das propriedades do mel para a pele usando apenas um pouco do produto no banho de banheira. 
Uma xícara de água quente, duas colheres de sopa de mel e duas gotas de óleo essencial de lavanda. Misture todos os ingredientes e, quando seu banho estiver preparado, acrescente a mistura. O resultado é um banho muito mais relaxante.

 Acne
O mel tem efeito bactericida e auxilia na cicatrização, de acordo com estudos realizados pela Sociedade Alemã e Romena de Apiterapia.
Ele ajuda a secar as espinhas inflamadas e também pode minimizar a vermelhidão das cicatrizes deixadas pela acne.
Para usá-lo em suas espinhas, basta aplicar um pouco sobre a acne e cobrir com um curativo adesivo. Depois de 30 minutos, retire o curativo.

 Hidratação para a pele
Para hidratar pele seca, o mel é um dos produtos naturais mais poderosos.
Basta aplicar sobre a região desejada e deixar agir por cerca de 30 minutos, retirando em seguida. 
Ele tem efeitos incríveis sobre áreas naturalmente ressecadas, como os cotovelos e calcanhares.

Reconstrução para os cabelos
Para “fechar” os fios, usar mel é uma alternativa barata e eficaz.
Misture uma colher de chá do produto ao xampu de sua preferência e utilize-o normalmente.
Após algum tempo de uso, você vai perceber que o aspecto dos cabelos se torna mais saudável e menos ressecado.

Cicatrizante
Devido ao seu já citado efeito bactericida, o mel também pode ser usado sobre feridas, cortes, arranhões e queimaduras. Nesse caso, o produto trabalha como um anti-séptico natural, eliminando as possibilidades de infecção no local e auxiliando na cicatrização.

Para verificar sua pureza

Um copo com água e uma colher de sopa de mel são tudo que você precisa.
Pingue o mel na água. Se o mel for impuro, ele vai dissolver na água – o aditivo mais comum para o mel é o melado de cana de açúcar, que dissolve. Se o mel for puro, ele não vai se separar e vai afundar como uma gota sólida até o fundo do copo.

Este teste também pode ser executado misturando-se partes iguais de mel e álcool desnaturado. Se o mel for puro, ficará no fundo. Se for impuro, ele poderá permanecer dissolvido, tornando a solução mais turva.
Para ver outros testes: wikiHow.
Original: Dicas de Mulher
Outras fontes: Wikipédia,


Nenhum comentário:

Postar um comentário