Translate

Receba por e-mail nossas publicações

segunda-feira, 4 de março de 2013

Farinhas de cascas de frutas




Aprenda a fazer farinha usando cascas de maçã

Confira receita de farinha feita com casca de maçã

As cascas de verduras, frutas e legumes também podem virar farinha; elas ainda dão sabor especial

Muita gente usa farinha de linhaça, de soja e de outros ingredientes para ajudar a emagrecer. As farinhas têm fibras que ajudam a diminuir as taxas de glicose e de colesterol. As cascas de verduras, frutas e legumes também podem virar farinha. E ainda dão um sabor especial aos alimentos. Só precisa lembrar que não pode comer em excesso.

Na mesa do chefe de cozinha do Senac, Antônio Medeiros, várias maçãs. Elas vão virar pó. Para fazer isso, o primeiro passo é descascar as frutas. “Vou ter que descascar 20 maçãs para obter 150 gramas”, contou o chef.

Para guardar a maçã no congelador você deve mergulhar a fruta antes em uma porção com água e vinagre. Isso ajuda na conservação. Você pode usar essa maçã depois em saladas. O próximo passo para fazer a farinha, levar as cascas da maçã ao forno. “Temperatura de 80° por 5 horas. De hora em hora tem que mexer para sair a parte liquida da fruta”, explicou.

Ele usa uma assadeira. “Com o auxilio de uma colher, trava e deixa o forno entreaberto, para não assar. O objetivo é só desidratar”. Cinco horas depois, as cascas estão quase prontas. “É legal dar uma peneirada”, afirmou.

É preciso utilizar um liquidificador para fazer as cascas ficarem com aspecto de farinha. “Você pode colocar no iogurte natural ou no leite. Não precisa colocar açúcar”, explicou.

[...]

 A nutricionista Milena Santana explicou porque a farinha natural faz bem para a saúde. “Ela funciona como gel, que impede que o organismo absorva coisas que não devem. Consegue regular o intestino e as taxas”, explicou.

Mas ela alerta que não é para exagerar. Você pode usar de duas a quatro colheres de farinha por dia. É preciso ter cuidado também para não substituir as refeições. “O que você pode fazer é usar no café da manhã, no leite ou açúcar, e três horas depois tem que fazer um lanche. Tem que consumir com cautela”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário