Translate

domingo, 31 de julho de 2011

Saúde para os Idosos

Confira algumas dicas de saúde para os idosos


De acordo com o médico geriatra Gilberto Martin, entre 5 e 10% da população mundial com mais de 60 anos já sofreu um acidente doméstico grave, A estatística é da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esses acidentes correspondem à quinta causa de morte entre os idosos, de acordo com o Ministério da Saúde.


Em Curitiba, a situação não é diferente. Os hospitais Evangélico, Trabalhador e Cajuru registraram 1.417 quedas entre de idosos de Curitiba e região metropolitana nos seis primeiros meses do ano – sete acidentes por dia – segundo levantamento feito pelo médico.


Prevenção


A prevenção é a chave para a redução desses índices. Algumas dicas do geriatra são a instalação de pisos antiderrapantes, corrimões, rampas de acesso nos imóveis. Também é preciso ter atenção quanto à altura dos móveis e deixar os objetos ao alcance dos idosos. “Cadeiras, poltronas e camas deve estar em fácil acesso. Deve-se colocar apoios para os momentos de levantar, sentar e deitar”, afirmou Martin.


É preciso ter atenção não apenas com as quedas. O controle do colesterol, pressão arterial e diabete são fundamentais para que o idoso possa viver mais e com saúde. “O colesterol alto – comum entre os idosos – está associado a um maior risco cardíaco”, alertou o médico.


Outro cuidado essencial deve ser com a alimentação. O médico salientou que os idosos, e os adultos em geral, precisam ingerir 800 miligramas de cálcio por dia para evitar a osteoporose. Alimentos ricos em cálcio são leite, iogurte, feijão branco e queijo.


A qualidade de vida dos idosos é ampliada com a prática de atividades de lazer, atenção dos familiares e com os hábitos de não fumar e não beber. Além disso, eles precisam evitar a exposição ao sol sem protetor solar e não devem permanecer em ambientes com muito ruído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário