Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

RECEITAS DE SUCOS

Aprenda a fazer sete sucos de frutas com verduras e legumes

POR LAURA TAVARES


O que você faria se alguém te oferecesse um suco de maçã com couve? E um de melancia com salsão? Provavelmente a sua reação seria bem menos receptiva do que se dentro do copo houvesse apenas a maçã ou a melancia. Entretanto, essas misturas têm diversos nutrientes que se complementam, contribuindo para uma dieta balanceada e para a prevenção de diversas doenças, como câncer. Por isso, reunimos sete opções de sucos de frutas com verduras e legumes que, além de saudáveis, têm grandes chances de fazer você mudar de opinião sobre essa combinação:


Suco de maçã com couve e cenoura

Combinação rica em beta-caroteno, esse suco é uma ótima fonte de vitamina A, que não só age como antioxidante como também auxilia na reação dos olhos à luminosidade, permitindo a visão. Além disso, a casca da maçã é rica em pectina, que evita a deposição de gordura nas paredes arteriais.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA, essa composição oferece alto poder de desintoxicação, pois acelera o funcionamento das enzimas do fígado, eliminando mais rapidamente as toxinas do corpo.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1/2 cenoura, 1 folha de couve, 2 galhinhos de salsinha, 1 maçã e 200 ml de água. Coe e sirva.


Suco de beterraba com maçã e gengibre

Rica nas vitaminas A, B6 e C, essa composição favorece o aumento da imunidade, tem ação antiinflamatória e auxilia no funcionamento do sistema digestivo, explica a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo. Além disso, o suco possui antioxidantes que combatem radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças, como o câncer.

E tem mais: "Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a eficiência do gengibre contra enjôos e náuseas", conta Daniela.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 beterraba média, 1 maçã pequena sem casca e 3 raspas de gengibre. Coe e sirva.


Suco de água de coco com pepino


Se você não se sente muito animado com a aparência ou mesmo a ideia de consumir sucos de frutas com verduras e legumes, talvez seja melhor começar por esta opção, que é mais simples. Mistura apenas o pepino, composto basicamente por água, com água de coco, formando um suco rico em fibras e potássio - e o melhor: com pouquíssimas calorias.

De acordo com a nutricionista Daniela Jobst, "esse suco tem alto poder diurético, pois ambos os ingredientes ativam as vias urinárias, eliminando mais facilmente as toxinas do corpo".

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 pepino e 200 ml de água de coco. Coe e sirva.


Suco de couve manteiga com abacaxi, laranja e maçã

Embora três dos quatro ingredientes desse suco sejam frutas, seu grande destaque é a couve manteiga. "Ela é uma excelente fonte de ácido fólico, cálcio, ferro, potássio e beta-caroteno, precursor da vitamina A", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. Assim, seus principais benefícios estão ligados à prevenção da osteoporose, ao controle da pressão arterial, à digestão e à prevenção contra o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e doenças degenerativas.

A couve ainda tem a sua atuação ampliada quando unida ao abacaxi, já que ambos eliminam as toxinas do corpo.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 2 colheres de sopa de couve manteiga picada, 2 fatias médias de abacaxi, suco de 1 laranja e 1 maçã sem casca e sem semente. Coe e sirva.


Suco de melancia com gengibre e manjericão

Além do elevado poder diurético proporcionado pela melancia, esse suco ainda funciona como um alimento termogênico, pois acelera o metabolismo. Isso acontece graças ao gengibre, raiz com diversas utilidades medicinais que são capazes de aumentar o gasto calórico em mais de 10%.

Outra característica do composto é a promoção da desintoxicação orgânica, resultado da ingestão do manjericão, como conta a nutricionista Daniela Jobst.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 2 fatias de melancia, 1 lasca de gengibre e 1 folha de manjericão fresco. Coe e sirva.

Suco de melancia com salsão
Segundo a nutricionista Daniela Cyrulin, a melancia é um diurético natural e hidratante, uma vez que cerca de 90% de sua composição é água. Além disso, ela é rica em licopeno, substância que dá a cor avermelhada à fruta, que atua na prevenção do câncer, principalmente o de próstata.

Já o salsão auxilia na circulação sanguínea e, consequentemente, na desintoxicação do organismo, conta a nutricionista.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 xícara de chá de melancia picada sem semente e 2 talos de salsão. Coe e sirva.


Suco de couve com cenoura, gengibre, pepino e laranja lima

"Rico em vitamina C, beta-caroteno e fibras, esse suco tem tudo para virar o queridinho entre as mulheres", brinca a nutricionista Daniela Jobst. Isso porque ele não só ajuda na prevenção do câncer de colo e de mama como também combate a celulite. Além disso, ele funciona como um importante eliminador de toxinas do organismo.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1 cenoura, 2 dedos de raiz de gengibre, 1 pepino, 1 folha de couve manteiga e suco de 1 laranja lima. Coe e sirva.

http://msn.minhavida.com.br/conteudo/13530-aprenda-a-fazer-sete-sucos-de-frutas-com-verduras-e-legumes.htm

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mofo em armários

Acabe com o mofo dos armários

Problemas com umidade e mofo são mais comuns do que parece. Para evitar o problema, é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos que causam o mofo.

Por isso, o primeiro passo é abrir as janelas, as portas dos armários e as gavetas e procurar arejar o ambiente todos os dias, pelo menos por 15 minutos diários. Dias de sol e vento são perfeitos para eliminar cheiro de umidade ou mofo da casa e dos armários.

O segundo passo é sempre guardar as roupas limpas e secas. Se você usou uma peça mas ainda não vai lavá-la, deixe-a fora do armário pelo menos três horas para a umidade e cheiros saírem. Mesmo que você não sinta, a umidade está lá e vai ficar fechada no armário junto com roupas limpas.

Nunca armazene roupas em sacos plásticos. Elas ficam abafadas e cria-se umidade dentro dos sacos.

No final do inverno, faça uma inspeção geral (olhar e cheirar) em todas as roupas. Atenção às golas, colarinhos, cotovelos, punhos e barras, Lave tudo o que puder ser lavado, antes de esquecer-se delas até o próximo outono.

O terceiro passo para eliminar o mofo e os odores desagradáveis é realizar, semestralmente, uma higienização completa nos ambientes onde o problema é uma constante. Para fazer isso, escolha um dia de sol retire tudo de dentro dos armários e gavetas, e faça uma limpeza completa por dentro dos móveis e nas roupas.

Problemas com umidade e mofo são mais comuns do que parece. Para evitar o problema, é preciso sempre arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos que causam o mofo.

Veja um passo a passo de como fazer essa limpeza:

- Retirado as roupas e objetos, tire bem o pó de todo o interior do armário, das gavetas do guarda-roupas.

-Coloque um litro de vinagre branco fervido dentro de um recipiente (pode ser uma assadeira) e deixe nos armários por no mínimo três horas, com as portas fechadas.

- Depois, passe um pano úmido (ou esponja) embebido no vinagre branco puro. Em seguida passe uma ou duas vezes um pano umedecido em água para retirar o excesso. Espere secar bem.

- Para as partes que estiverem muito emboloradas, você pode ainda usar água sanitária (uma parte de água sanitária para uma parte de água).

- Se você achar que o vinagre deixou odor no seu armário, você pode passar na mobília uma solução feita com uma parte de vinagre para uma parte de água e um pouco de suco de limão.
O vinagre estará diluído e o limão vai deixar um cheirinho agradável.

- Terminada a limpeza, deixe as gavetas e portas do armário abertas para o ar circular. Repita esta operação quantas vezes forem necessárias, até acabar com a umidade

- Não tenha pressa de guardar tudo, termine no outro dia se puder. Quanto mais arejado, melhor. Para ajudar no combate ao mofo, você encontra no mercado produtos como desinfetantes em spray que combatem germes e fungos. O ideal é pulveriza-lo durante 5 a 7 segundos, pelo menos uma vez por semana. Esse tipo de produto também pode ser usado em sapatos. Outro tipo de produto útil é o desumidificador de ambientes e armários. Duram um bom tempo e são excelentes também para quem tem problemas com maresia. Você encontra no setor de produtos de limpeza dos supermercados.

Mofo em guarda-roupa embutido

Para quem esta pensando em executar um trabalho de marcenaria, a dica é mandar instalar placas de isopor nas paredes, ou deixar uma distancia razoável entre a parede e a madeira.
Existem guarda-roupas que são verdadeiras “buchas” absorvedoras de umidade, principalmente os feito em madeira prensada. O ideal aqui é passar verniz por dentro do armário para plastificar a madeira. Se o armário não for de embutir, melhor ainda. Abra e retire todas as roupas e partes que saiam facilmente, compre verniz anti-mofo e passe no fundo e em todas as partes internas, incluindo gavetas. Outra dica é evitar que a mobília fique encostada na parede – deixe no mínimo cinco centímetros de espaço para a circulação do ar.

Mais receitas caseiras para combater o mofo:

- Coloque um recipiente com pedaços de carvão ou giz no fundo dos armários.Troque o produto uma vez por semana.

- Espalhe saquinhos de sílica gel pelo interior das gavetas.

- Pendure no armário uma meia fina velha com serragem de cedro dentro, dessas que encontramos em qualquer marcenaria, para evitar o mau cheiro.

Eliminem o mofo e tratem a madeira ou compensado para prevenir, e não remediar.

Mofo é coisa séria e faz mal à saúde.